Monsaraz: Investimento de 355 mil euros cofinanciado a 85 por cento pelo POSEUR (c/ fotos)

O Município de Reguengos de Monsaraz vai adquirir uma viatura para a recolha seletiva de papel e cartão do comércio local, 46 vidrões e 14 ecopontos subterrâneos. Os novos vidrões vão substituir outros que estão em mau estado de conservação e os ecopontos subterrâneos vão aumentar em 33 por cento a quantidade destes equipamentos no concelho. Um investimento de 355 mil euros que integra também um plano de comunicação para sensibilizar a população para a recolha de resíduos recicláveis com ações de promoção e distribuição de informação e merchandising.

Esta ação da autarquia foi integrada através de protocolo na candidatura “Otimização e Reforço da Rede de Recolha Seletiva” que a GESAMB – Gestão Ambiental e de Resíduos efetuou ao Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR). A candidatura foi apresentada em 2015 e aprovada no ano passado e recebeuum cofinanciamento comunitário de 85 por cento do investimento.

A GESAMB comprou 150 ecopontos superficiais para os municípios do distrito de Évoraatravés desta candidatura, num investimento superior a 200 mil euros. Esta empresa é responsável pela gestão e exploração do Sistema Intermunicipal de Valorização e Tratamento de Resíduos Urbanos do Distrito de Évora (SIRU), que integra os municípios de Alandroal, Arraiolos Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas e Vila Viçosa, que produzem cerca de 76 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos por ano.

Share on FacebookTweet about this on Twitter