Futebol: U. Montemor goleia Cabrela no derby concelhio

IMG_5133aDisputou-se este domingo, 11 de março de 2018, a 19.ª jornada da Divisão de Elite e a 17.ª jornada da Liga AFE. Na Elite tivemos derby do concelho de Montemor, com o Grupo União Sport (GUS) a receber e vencer com facilidade o Cabrela por 6-1. Na Liga AFE, o Valenças viajou até Santana do Campo onde perdeu por 2-0, enquanto que o Fazendas do Cortiço foi batido diante do líder Arraiolense, por 1-2.
O GUS, após ter escorregado em Arcos, jogou no 1.º de Maio com o Cabrela que, desde muito cedo, revelou muitas fragilidades defensivas. O União, com outro poderio ofensivo, e após duas oportunidades claras, chegou ao golo aos 10 minutos, através do extremo Capela, que entrou pelo corredor direito e, já na grande área, apontou o primeiro da tarde. O União carregava a seu belo prazer e, sem surpresas, chegava ao segundo golo aos 17 minutos, com Paulo Pinheiro a fuzilar. Aos 21 minutos seria o ponta de lança Xande a marcar o terceiro da partida para o União. O Cabrela, entretanto, perdeu por lesão dois jogadores. Aos 41 minutos, Xande iria bisar na partida, após grande jogada de Capela, que passou por 3 jogadores do Cabrela e passou para o 4.º golo do União. O Cabrela iria reduzir aos 45 minutos, na única oportunidade que teve, com Vasco a passar a Pereira, que rematou forte para o golo, um prémio justo para o Cabrela, tendo em conta todas as dificuldades que tem.
No retomar da partida, a formação forasteira fez tripla substituição entrando Jota, Gonçalo e Fitas para os lugares de Rafa, Rodrigo e Sabino. O União regressou para a 2.ª parte sem alterações ao 11 inicial. Os segundos 45 minutos iniciaram-se com um União mais lento. Ao minuto 13 da 2.ª parte surgiu a primeira oportunidade para a equipa da casa, com Fábio Neves de livre a levar perigo à baliza à guarda de Jota. Depois é o Cabrela a aproveitar o adormecimento do GUS, a chegar mais perto da defensiva alvinegra. O União, a precisar de sangue novo, efetua dupla alteração, com Peixe e Cardinhos a substituírem Jean e Capela. O Cabrela iria esgotar as substituições, saindo Vasco e Caleço , entrando Cocas e Heitor. Pouco antes o União esteve perto de marcar, com Luís Peixe a cruzar bem para Cardinhos, que enviou a bola ao poste. Cipriano Madeira iria mexer novamente na sua equipa aos 74 minutos, fazendo entrar André Banha e Nuno Silva, saindo Nuno Brás e Adrien. O União também esgotaria as substituições com Profeta, Canhoto e Lino Malhão a entrarem para os lugares de Pedro Catarro, Miguel Barrenho e André Pinto. Aos 36 minutos da 2.ª parte, Diogo Cardinhos faz um passe de mágica e com um remate em arco alcança o golo da tarde. Um minuto depois, desta feita em força, Cardinhos fuzila e bisa na partida. O jogo chegaria ao seu término com a vitória do GUS, que entrou forte no jogo e respeitou o Cabrela que, apesar das suas fragilidades, dignificou a sua camisola e marcou o seu tento de honra.

Resultados:
Divisão de Elite AF Évora: Juv. Évora 1-1 Arcoense, U. Montemor 6-1 Cabrela, Canaviais 0-2 Sp. Viana Alentejo, At. Reguengos 2-1 Portel, Monte do Trigo 2-2 C.C. Corval, Lus. Évora 1-1 Alcaçovense, Redondense 8-0 Perolivense.

Liga AF Évora: Estremoz 5-0 Tourega, Fazendas Cortiço 1-2 Arraiolense, Santana do Campo 2-0 Valenças, Giesteira 4-1 Bencatelense, Aguiar 3-1 S.B. Outeiro. Folga: Calipolense