Hoje há Concerto pela Orquestra Geração em Évora

Cartaz Orquestra GeraçãoA Associação Eborae Mvsica, com o apoio da Câmara Municipal de Évora, promove o Concerto pela Orquestra Geração sob a direção de José Jesus Olivetti, no dia 25 de fevereiro, domingo, às 16h30, no Teatro Garcia de Resende.

Programa: Abertura de Guilherme Tell – Rossini; Water Music – excerto – Häendel; Toreadors – suite Carmen – Bizet; Andante Festivo – Sibelius; Amazing Grace – solista Juvania Gomes; Feeling Good – solista Juvania Gomes; Dança Húngara nº 5 de Brahms; 1º e 4º andamentos da Sinfonia do Novo Mundo – Dvorak.

O projeto ORQUESTRA GERAÇÃO, projeto de intervenção social operado através da música, aplica em Portugal a metodologia do El Sistema da Venezuela (criado há 43 anos pelo maestro José António Abreu – prémio príncipe das Astúrias e Erasmus) e comemora este ano os seus 10 anos de existência. A funcionar em 20 escolas básicas da região de Lisboa e Coimbra movimenta cerca de 80 professores e cerca de 1170 crianças dos 6 aos 18 anos. O seu objetivo é combater o abandono escolar, ocupar os tempos livres, fortalecer  a auto estima dos alunos e em muitíssimos casos melhorar os rendimentos escolares. As suas atividades têm vindo a ser monitorizadas por entidades independentes (Instituto de Geografia e Ordenamento do Território) que vêm comprovando a efetividade da metodologia. Premiado em 2010 pelo Ministério da Educação com o Prémio Nacional de Professores – inovação, em 2013 e 2014  ficou entre os 50 melhores projetos de intervenção social em toda a União Europeia. A orquestra que se apresenta é a orquestra Pré-Juvenil e com ela cantará a jovem violinista tornada cantora Juvania  Gomes, dirigidos pelo jovem maestro venezuelano Olivetti Gimenez.