Município de Viana assinala Dia Internacional da Proteção Civil

dia internacional da protecao civilO Município de Viana do Alentejo vai comemorar o Dia Internacional da Proteção Civil que se assinala no próximo dia 1 de março, com um conjunto de ações de sensibilização e atividades de treino entre os dias 19 de fevereiro e 1 de março.

O objetivo desta ação levada a efeito pelo Serviço Municipal de Proteção Civil é alertar a população para a importância da proteção civil, nomeadamente no que toca à prevenção e coordenação de esforços em caso de emergência e calamidades.

De 19 a 23 de fevereiro vão realizar-se diversas sessões de sensibilização sobre medidas de autoproteção dirigidas aos alunos da Escola Básica de Viana do Alentejo. Já para dia 21 está agendada uma formação sobre medidas de autoproteção dirigida a equipas de emergência do mesmo estabelecimento de ensino.

Nos dias 27 e 28 de fevereiro e 1 de março estão programadas várias atividades de treino com articulação de meios e entidades. Para dia 1 de março estão programadas duas sessões sobre suporte básico de vida para o público em geral, nas instalações dos Bombeiros Voluntários e cujas inscrições devem ser efetuadas até ao dia 24 de fevereiro, através do email protecaocivil@vianadoalentejo.pt

Estas atividades visam formar e dotar membros das equipas de emergência, afetas a edifícios escolares com competências associadas à gestão da emergência em caso de vários cenários, tais como, incêndio, sismo, terrorismo e socorro. Pretendem ainda testar a articulação das forças de proteção civil concelhias e distritais – GNR concelhia, Associação Nacional de Proteção Civil distrital, Cruz Vermelha de Alcáçovas, Proteção Civil Municipal, Bombeiros Voluntários de Viana do Alentejo e de Alvito – na resposta à emergência em caso de um acidente de elevada gravidade.

Consideradas como bastante importantes, estas atividades visam unir, organizar e gerir toda a equipa composta por diversos agentes de proteção civil, com vista a melhorias ao nível da prática, conhecimentos e necessidades, em prol da população.