Semanas Gastronómicas em Arraiolos

semanas porco 2018Com influencia da dieta mediterrânica, a gastronomia arraiolense integra os pratos tradicionais da cozinha alentejana.

Os enchidos e os vinhos, os queijos e o mel, a Empada de Arraiolos – objeto de medidas de qualificação através  do registo da marca “Empada de Arraiolos ®” –  o pastel de toucinho, as cavacas, as filhoses e os nogados, os doces conventuais e os licores, constituem uma mistura de sabores diferenciados da gastronomia do concelho de Arraiolos.

No sentido de divulgar e promover os nossos sabores tradicionais a Câmara Municipal de Arraiolos promove as “Semanas do Porco” de 10 a 25 de fevereiro de 2018.

Neste período os restaurantes do concelho apresentam os pratos que emergem do mundo rural onde o porco era fundamental na economia familiar.

Durante as semanas do Porco podemos encontrar pratos da gastronomia tradicional como a rechina, pés de porco de coentrada, carne do alguidar com as típicas migas,  as bochechas, bem como os secretos, as plumas ou os lombinhos grelhados.

Mais de duas dezenas de restaurantes em todas as freguesias aderiram a esta iniciativa.

A calendarização das semanas gastronómicas procura uma ligação às tradições do mundo rural e ao ciclo natural do cultivo dos produtos da terra.

Próximas iniciativas Gastronómicas:

– Semanas do Borrego – 30 de março a 15 de abril

– Semanas da Vitela – 02 a 17 de junho

– Semanas das Sopas Alentejanas – 21 de julho a 05 de agosto

– 19ª Mostra Gastronómica – 11.° Festival da Empada e Feira do Tapete de Arraiolos – 26 de outubro a 04 de novembro