Executivo Municipal de Montemor-o-Novo visita obras (c/ fotos)

Durante a tarde de 6 de fevereiro, a Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Hortênsia Menino, e os vereadores António Pinetra, Palmira Catarro e Gil Porto, acompanhados por técnicos da autarquia e eleitos da Junta de Freguesia de Santiago do Escoural, estiveram de visita às obras que estão a decorrer na Praça da República da Vila, e na Estrada Municipal  535, localizada entre esta localidade e São Cristóvão.

Realizada no âmbito do projeto LIFE LINES (LIFE14/NAT/PT/001081), a intervenção na EM535 tem como missão a redução da mortalidade da fauna ao longo da estrada, constituindo esta uma das vias do concelho com maior registo de mortalidade de micromamíferos e anfíbios. Com carácter inovador, a intervenção pretende encaminhar estes animais para as passagens hidráulicas  existentes e a construir, garantindo assim um atravessamento seguro.  Adicionalmente à colocação destes dispositivos de proteção animal, ocorrerá a beneficiação da estrada, com a consequente melhoria da circulação nesta rodovia municipal, intervenção só possível através da participação da autarquia neste projeto financiado pelo programa LIFE Natureza.

Já as obras na Praça da República, onde se situa a sede da Junta de Freguesia e a Igreja, visam a requalificação deste espaço central da Vila, nomeadamente no que se refere ao ordenamento do trânsito, incluindo pavimentos, drenagem, incremento de lugares de estacionamento e arranjo paisagístico.

O objetivo da iniciativa foi perceber o ponto de situação destas intervenções em curso, sendo estas visitas inseridas numa política de proximidade.