Olaria de Viana para ver hoje em documentário

cartaz documentarioO Cineteatro Vianense é palco hoje, pelas 15h30, da apresentação do documentário “Viana do Alentejo: Terra de Barro”, de António Menezes sobre a olaria tradicional do Concelho de Viana do Alentejo.

Produzido e realizado por António Menezes, o documentário com a duração de 50 minutos, pretende retratar a produção oleira vianense até aos nossos dias, recordando os métodos de produção tradicionais e os tempos áureos da olaria vianense.

Seguindo a investigação publicada no livro “ILARVS – Contributo para o estudo da olaria tradicional de Viana do Alentejo”, o documentário dá voz a um conjunto de temas e de pessoas relacionados com o contexto oleiro vianense, com especial destaque para nomes como Aníbal Alcino, Francisco Lagarto e Júlio Resende.

Este documentário é um passo em frente na investigação sobre a olaria vianense, parte integrante de uma política de preservação e divulgação desta arte tradicional do concelho de Viana do Alentejo.

De salientar que a iniciativa surge no âmbito das comemorações do 120º aniversário da Restauração do Concelho promovidas pelo Município de Viana do Alentejo e também no âmbito das Comemorações do Ano Europeu do Património Cultural.

Recorde-se que está a decorrer em Viana do Alentejo um curso de oleiro que surgiu de uma parceria entre o Instituto de Emprego e Formação Profissional/Centro de Formação Profissional e o Município de Viana do Alentejo, com vista a recuperar uma arte tradicional que está em vias de extinção no concelho, e no qual participam 16 formandos.