Concerto de Ano Novo na Sé de Évora

concerto de ano novo sé evoraHoje, dia 13 de janeiro, pelas 18h, a Sé de Évora recebe o Concerto de Ano Novo pelo Capella Patriarchal, com João Vaz na direção e órgão, no qual, este ano, será interpretado O Livro de S. Vicente – Polifonia portuguesa tardo – quinhentista.

O Livro de S. Vicente é um livro de coro de grande formato que pertence atualmente ao acervo do Arquivo da Sé Patriarcal de Lisboa e que deve o seu nome ao facto de se conservar anteriormente na Igreja de São Vicente de Fora.

O manuscrito, em pergaminho, foi concebido como um Ofício da Semana Santa para uso do Convento da Graça em Lisboa. Apesar de ter sofrido uma mutilação, perdendo mais de quarenta fólios, constitui presentemente um dos mais valiosos repositórios da polifonia portuguesa tardo-quinhentista, nomeadamente da obra de Frei António Carreira (c.1550/55 – 1599).

O programa deste ano de 2018, reflete a prática musical no final do século XVI no âmbito da liturgia do Domingo de Ramos e inclui a primeira execução moderna de algumas obras, entre as quais Asperges me, atribuída a Frei António Carreira.

A entrada é livre mediante reserva obrigatória através do telemóvel nº 919 745 338 ou do Email – info@althum.com