Exposição “Do Alentejo Rostos e Flores”

CartazExposiçãoRostosArraiolosAté dia 26 de janeiro de 2018, nos Paços do Concelho de Arraiolos está patente a exposição “Do Alentejo Rostos e Flores”, um projeto onde se abraçam flores e rostos.

Esta é uma “exposição que merece a sua visita, pelo trabalho realizado e pela qualidade  evidenciada na arte, no que conhecemos e no que podemos aprender”, disse Sílvia Pinto, Presidente da Câmara Municipal de Arraiolos.

Aqui se ligam amizades da planície e da charneca onde pertencem os rostos e as flores.

Utilizando técnicas e materiais diferenciados (pastel óleo, grafite, lápis de cor, carvão, sanguínea, pintura a óleo) os autores interpretam com emoção e respeito tudo o que o campo lhes quer transmitir: a beleza das pequenas flores e o saber, que por detrás de cada rosto, nos permite uma aprendizagem ímpar, vincada na expressão retratada.

A apresentação da  Exposição fala-nos do sentimento contido no trabalho realizado, como realça Leonor Serpa Branco: “Fomos ao encontro das pessoas que nos esperavam. O tempo era outro. Pudemos estar, conversar, fotografar e ouvir um pouco sobre as suas vidas. Rostos fortes e marcados. Olhares profundos e intensos, por vezes também vagos, com direito ao silêncio do sofrimento calado. Surgiram sorrisos e gargalhadas transformadores da expressão dos rostos, agora sem idade. Ganharam forma os desenhos dos retratos. Realizados com tempo, procurando o outro, compreendendo rigorosamente as formas para representar as linhas, as manchas, as cores, a luz e as várias texturas dos diferentes rostos. Tudo desenhando e registando, com muito pormenor, para que as semelhanças pudessem ser o retrato destes rostos do Alentejo.”

Share on FacebookTweet about this on Twitter