“Montemor-o-Novo – Património e Identidade” patente até setembro

Exposição Património e IdentidadeA exposição “Montemor-o-Novo – Património e Identidade”, tem como objetivo geral fazer um balanço do trabalho da autarquia na área do Património Cultural durante os últimos 15 anos, bem como analisar e estudar as principais características e sítios de interesse patrimonial do concelho.

Seguindo, numa primeira parte, uma metodologia de linha cronológica pretende-se contextualizar historicamente o património de Montemor, iniciando-se a exposição na época Paleolítica, em que a Gruta do Escoural ocupa um lugar de destaque, e finalizando na Idade Média.

A segunda parte da exposição é dedicada aos projetos específicos que têm sido promovidos pela autarquia e que têm permitido estudar e divulgar parte do rico e diversificado património de que o concelho de Montemor-o-Novo é detentor. De entre estes projetos merecem destaque as escavações arqueológicas que nos últimos dez anos têm colocado a descoberto parte da malha urbana tardo-medieval e moderna da vila intramuros de Montemor e a Carta Arqueológica do Concelho que, para além da inventariação de mais de 500 sítios de interesse arqueológico e patrimonial, constitui um instrumento de gestão fundamental para o conhecimento, salvaguarda e valorização de todo este património.

A exposição estará aberta ao público em geral e patente no Arquivo Municipal de Montemor-o-Novo durante um ano, aberto de segunda a sexta-feira, das 10h às 12:30h das 15h às 18h.

Share on FacebookTweet about this on Twitter