Jogador A.XAT venceu torneio em Lisboa

AXATRui Dâmaso foi o grande vencedor do XX Open de Xadrez da Freguesia de Benfica que se realizou no dia 1 de dezembro.

O torneio de xadrez semi-rápido em sistema suíço de 9 sessões contou com a participação de cerca de duas centenas de jogadores.

Rui Dâmaso, Mestre Internacional (MI), na presente época representando a A.XAT de Montemor-o-Novo, foi o vencedor com 8 pontos, cedendo apenas dois empates, seguido pelo Grande Mestre (GM) canadiano Kevin Spraggett e pelo GM português António Fernandes, ambos representando a AX Portugal/Atantidiagonal, e fazendo parte de um conjunto de cinco jogadores que terminaram com 7,5 pontos, incluindo Hugo Ferreira (Ferroviários do Barreiro) em 4º, Aleksa Strikovic (Gaia) em 5º e Gonçalo Silva (Ferroviários do Barreiro em 6º lugar. Até ao décimo lugar, último em que havia prémios de classificação geral, ficaram Alberto Eggert (Amadora Xadrerz) em 7º, José Guilherme Santos (GX Alekhine) em 8º, Pedro Rego (A.XAT) em 9º e Alberto Fernandes (Clube EDP) em 10º, todos com 7 pontos.

Por equipas classificou-se em primeiro lugar o Grupo Desportivo dos Ferroviários do Barreiro, seguido pela AX Portugal/Atlantidiagonal e pela Amadora Xadrez.

Na cerimónia de entrega de prémios falou Rui Henriques, presidente da direção, pela ADRC Mata de Benfica, e Tiago Rodrigues, responsável do pelouro do Desporto pela Junta de Freguesia de Benfica. Nuno Guerreio e Maria Gertrudes Sousa, respetivamente da direção e da mesa da Assembleia Geral do clube, distribuíram os prémios pelos jogadores.

Tratando-se da vigésima edição do Open, houve um prémio sorteado entre os presentes no final, que coube ao numero 98, João Alexandre Meira, que se filiou recentemente pelo clube. Tratava-se do livro “Deep Thinking” de Garry Kasparov.

Share on FacebookTweet about this on Twitter