Futebol: U. Montemor perde em Portel e obtém segunda derrota no campeonato

agendaEste domingo jogou-se a 8.ª jornada da Divisão de Elite e a 7.ª jornada da Liga AFE.
Na Elite, o Grupo União Sport (GUS) deslocou-se até Portel, equipa que só soma vitórias em casa, e que assim continuou este domingo, ao impor ao União a sua segunda derrota no campeonato. Até aos 10 minutos não se registou nenhuma oportunidade de golo, altura em que Paulo Pinheiro, teve possibilidade para marcar de cabeça mas, apesar de isolado, a bola saiu ao lado. O União, que entrou bem na partida, começava a estar por cima do jogo, com o Portel a facilitar na saída de bola, com a sua defensiva a estar menos bem. Aos 14 minutos, Miguel Barrenho faz um grande cruzamento para Cardinhos quase inaugurar o marcador, com um jogador do Portel a tirar a bola em cima da linha de golo. À passagem do minuto 22 o Portel criou a primeira chance de golo, de bola parada, com Vítor Gomes a não conseguir concretizar de cabeça. De seguida, foi Rui Pereira a rematar para boa defesa do guarda-redes do Portel. Após este período o Portel equilibrou mais o desafio e, após falha defensiva do GUS, chegaria ao golo aos 28 minutos, apontado por Beijinha que, nas alturas, fez o primeiro da partida. O Portel voltaria a marcar aos 41 minutos, num contra ataque venenoso, com Miguel Gomes isolado perante Nuno Brás, a meter a bola rasteira e a fazer o 2-0. Na resposta, aos 42 minutos, Diogo Cardinhos reduz a desvantagem, através de um grande golo, com Cardinhos de primeira a responder positivamente a um cruzamento de Rui Pereira, numa grande execução, que permitiu reduzir distâncias. Ao intervalo registava-se um 2-1 no marcador, com vantagem para a equipa da casa.

Após os primeiros 15 minutos da segunda parte, sem o GUS conseguir marcar, Cipriano Madeira efetuou dupla alteração, metendo em jogo dois homens de ataque, fazendo entrar Nuno Silva e Fábinho, para os lugares de André Pinto e Cardinhos. Com o Portel a apostar em contra ataques perigosos, Capela aos 63 minutos teve grande oportunidade de empatar. O treinador do GUS iria arriscar ainda mais, colocando em campo Adrien, que rendeu Miguel Barrenho, que regressava de lesão. O União atacava com cinco na frente, mas sem criar grandes ocasiões de golo, enquanto que o Portel se fechava e tentava aproveitar os contra-ataques. Com o chegar dos últimos momentos da partida, o jogo estava de “loucos”, com o União a dar tudo para chegar ao empate. A última oportunidade foi de Nuno Silva mas a bola iria às malhas laterais.
Desta forma, o União obteve a segunda derrota na Divisão de Elite, a primeira fora de portas, enquanto que o Portel revelou ser uma equipa de raça, confirmando que é equipa a ter em conta neste campeonato.

Ainda na Elite, o Cabrela, que inaugurou o marcador com o Juventude, e que chegaria ao intervalo empatado a 1 bola com a equipa de Évora, iria terminar o jogo derrotado por claros 1-6.

Na Liga AFE destaque para o derby do concelho de Montemor-o-Novo, em jogo de emoções fortes, que terminou com um empate a duas bolas entre Fazendas do Cortiço e Valenças.

Resultados:
Divisão de Elite: Perolivense 3-2 Monte Trigo, Alcaçovense 3-0 At. Reguengos, Corval 0-0 Canaviais, Sp. Viana 2-1 Arcoense, Portel 2-1 U. Montemor, Cabrela 1-6 Juventude Évora, Redondense 2-1 Lusit. Évora.
Liga AFE: Giesteira 1-3 SB Outeiro, Santana do Campo 4-4 Bencatelense, Fazendas do Cortiço 2-2 Valenças, Estremoz 1-2 Arraiolense, O Calipolense 2-0 GD Tourega. Folga: Aguiar