Futebol: Em tarde de muita chuva União sofre primeira derrota caseira

gus alvaçovas 2Realizou-se este domingo, 26 de março de 2017, mais uma jornada no Distrital de Seniores da Associação de Futebol de Évora. Na Divisão de Elite jogou-se a 20.ª jornada, enquanto que na Divisão de Honra teve lugar a 18.ª e última jornada na competição.
Na Elite, o Grupo União Sport (GUS), após duas importantes vitórias, diante Juventude e Redondense recebeu no estádio 1.º de Maio, o Alcaçovense, formação que não vencia há 4 jornadas.
Tarde de muita chuva em Montemor, com consequências para este jogo e dificuldades acrescidas para os jogadores de ambas as formações, perante um relvado pesado e extremamente alagado. Com este cenário, o futebol não podia ser bonito e, é caso para dizer, esperava-se muito “pontapé para a frente e fé em Deus”, havendo luta, garra e empenho num jogo com poucas oportunidades, onde no aproveitar esteve o ganho e, desse modo, o Alcaçovense soube aproveitar.
Aos 33 minutos, o GUS teve uma dupla oportunidade para marcar, primeiro na marcação de um livre por Miguel Barrenho, com o guarda-redes do Alcaçovas a defender e, na recarga, Capela enviar a bola ao poste. E depois, numa jogada quase a papel químico, onde o Alcaçovense aproveitou e não desperdiçou, com a bola a ir ao poste e, na recarga, o brasileiro Juan inaugurou o marcador aos 36 minutos. Ao intervalo a vantagem era da formação forasteira, por 0-1.
Entrou bem o União nos segundos 45 minutos que, sem fazer substituições, alterou a disposição de alguns jogadores em campo, contudo, a bola teimava em não se encontrar com os caminhos da baliza adversária, havendo necessidade de apostar num jogo mais direto. O avançado Nuno Silva iria entrar, rendendo Capela, que não se adaptou às condicionantes deste jogo. Não muito tempo depois, Cipriano Madeira voltaria a mexer, a arriscar, substituindo Miguel Barrenho por Cláudio Peixe, apostando num 4-2-4.

Na 2.ª parte O União teve praticamente apenas uma oportunidade, que não concretizou, estando o Alcaçovas, inclusivamente, mais perto de dilatar a vantagem por duas ocasiões, com o União sem discernimento para levar a bola para a frente. O União jogou nos últimos minutos mais com o coração mas, ainda assim, ficou por marcar uma grande penalidade clara a favor da equipa da casa, já em tempo de descontos, com Cláudio Peixe a ser puxado na grande área, o que poderia permitir o empate.

Em síntese, pode-se dizer que na eficácia está o ganho e os pontos. Embora o resultado mais justo fosse o empate, diga-se que a equipa das Alcaçovas adaptou-se melhor às difíceis condições do tempo e relvado.

Resultados Distrital de Seniores da AFE:
Divisão de Elite 20.ª jornada: Lavre 1-2 Redondense, Juventude Évora 3-2 At. Reguengos, U. Montemor 0-1 Alcaçovense, Monte Trigo 3-2 Arraiolense, Lusit. Évora 1-1 Perolivense, Oriolenses 1-2 GDR Canaviais, Estrela Vendas Novas 3-0 Escouralense.

Divisão de Honra 18.ª Jornada:Giesteira 0-1 Estremoz (interrompido devido ao mau tempo), Cabrela 1-1 Fazendas do Cortiço, Valenças 0-4 Portel, Arcoense 3-0 Corval. Descansa: Santana do Campo.

Classificação Divisão de Elite: 1º Estrela Vendas Novas 45 p., 2º Redondense 41 p., 3º Lusit. Évora 41 p., 4º Canaviais 41 p., 5º Monte Trigo 37 p., 6.º U. Montemor 35 p., 7º Juventude Évora 34 p., 8º At. Reguengos 34 p., 9º Alcaçovense 30 p.,10º Perolivense 16 p., 11º Oriolenses 14 p., 12º Escouralense 13 p., 13º Lavre 8 p., 14º Arraiolense 4 p.

Classificação Divisão de Honra: 1º Portel 44 p., 2º Cabrela 30 p., 3º Corval 28 p. 4.º Arcoense 30 p., 5º Estremoz 20 p 19 p., 6º Fazendas do Cortiço 19 p., 7º Giesteira 11 p., 8º Valenças 10 p., 9º Santana do Campo 7p.

Share on FacebookTweet about this on Twitter