Futebol: U. Montemor vence Juventude em derby distrital

imagesRealizou-se este domingo, 12 de março de 2017, mais uma jornada no Distrital de Seniores da Associação de Futebol de Évora.
Na Divisão de Elite jogou-se a 17.ª jornada, enquanto que na Divisão de Honra teve lugar a 16.ª jornada.
Na Elite, no Estádio 1.º de Maio, tivemos um derby entre dois históricos do Distrital Eborense, com o Grupo União Sport (GUS) a receber o Juventude de Évora. O GUS apresentou-se com uma equipa completamente remendada, face às lesões e castigos existentes, com destaque na equipa titular para o regresso de Lino Malhão e ainda às estreias no 11 titular de Duarte Chiola e Luís Peixe.
Ainda numa fase inicial da partida, e de estudo mútuo, o União inaugurou o marcador ao minuto 7, através de uma jogada pela direita, com Paulo Pinheiro a cruzar bem para Fábio Capela encostar e marcar. Aos 16 minutos esteve à vista o segundo para a equipa da casa, com o guarda-redes Panaça a impedir Lino Malhão de dilatar o marcador. Entretanto, houve duas substituições por lesão, primeiro Lino Malhão a ser substituído por Jean, pois o seu problema no ombro direito, que há 3 meses o afastava dos relvados, voltou reincidir com o osso a sair do sítio e, logo de seguida, também Balixa no Juventude saiu lesionado, entrando para o seu lugar Otávio. Tratou-se de uma primeira parte de sentido único, onde o GUS esteve melhor que o Juventude, notando-se algum desacerto defensivo nos Eborenses, com o azuis e brancos praticamente inexistentes no setor ofensivo e o União, inclusivamente, com oportunidades para ampliar a vantagem. Ao intervalo o União vencia por 1-0.
O jogo foi retomado na 2.ª parte sem alterações em ambos os conjuntos. A defensiva do Juventude continuou a não estar bem, nomeadamente os seus centrais, contudo, o União a não aproveitar em pleno as oportunidades, apesar de continuar a vencer e a convencer. Aos 17 minutos da 2.ª parte, após cruzamento de Capela, o árbitro aponta para a marca da grande penalidade, por mão de Teles. Fábio Neves, na marcação, bate de pé esquerdo para o segundo do GUS, com o capitão a ter já 7 golos no campeonato. Pouco depois, Otávio é expulso, vendo 2 amarelos no espaço de apenas 1 minuto, primeiro por protestos e logo de seguida varre um jogador do GUS, deixando o Juventude reduzido a 10. Káio César seria, entretanto, rendido por Nuno Silva. O Juventude teria a sua oportunidade de marcar, aos 42 minutos da 2.ª parte, por Farinha, com a bola a passar muito por cima da baliza à guarda de Nuno Brás. Já perto do fim, e em tempo de descontos, Chiola saiu estoirado, após jogo bem conseguido deste júnior de 1.º ano, a ser rendido por Cláudio Peixe.
O jogo chegaria ao fim com uma vitória justa e sem espinhas do GUS por 2-0, com uma 1.ª parte onde só deu União e uma 2.ª parte onde, embora o Juventude tenha estado melhor, o União manteve-se superior. É de tirar o chapéu a esta equipa do União que, apesar de tantas dificuldades, venceu com mérito esta partida, fazendo das fraquezas forças, com os jovens jogadores a dizerem que podem contar com eles.

Resultados Finais:
Divisão de Elite: Estrela Vendas Novas 0-1 Canaviais, U. Montemor 2-0 Juventude Évora, Lavre 1-2At. Reguengos, Monte Trigo 0-1 Redondense, Lusit. Évora 2-0 Arraiolense, Oriolenses 1-1 Alcaçovense, Escouralense 2-5 Perolivense

Divisão de Honra: Cabrela 3-0 Giesteira, Valenças 2-2 Estremoz, Arcoense 4-0 Fazendas do Cortiço, Santana do Campo 1-2 Portel. Descansa: Corval.

Classificação Divisão de Elite: 1º Lusit. Évora 39 p., 2º Redondense 39 p., 3º Estrela Vendas Novas 39 p., 4º Canaviais 37 p., 5º U. Montemor 32 p., 6º At. Reguengos 31 p., 7º Monte Trigo 31 p., 8º Juventude Évora 28 p., 9º Alcaçovense 27 p., 10º Perolivense 15 p., 11º Escouralense 13 p., 12º Oriolenses 11 p., 13º Lavre 8 p., 14º Arraiolense 4 p.

Classificação Divisão de Honra: 1º Portel 38 p., 2º Arcoense 27 p., 3º Cabrela 26 p. 4.º Corval 25 p., 5º Estremoz 17 p., 6º Fazendas do Cortiço 15p., 7º Giesteira 11 p., 8º Valenças 10 p., 9º Santana do Campo 7p.

Share on FacebookTweet about this on Twitter