Futebol: U. Montemor empata em Lavre no derby do concelho de Montemor

bola relvado 22Realizou-se este domingo, 5 de março de 2017, mais uma jornada no Distrital de Seniores da Associação de Futebol de Évora.

Após a paragem no campeonato, devido à realização das meias finais da Taça Distrito de Évora, na Divisão de Elite jogou-se a 17.ª jornada, enquanto que na Divisão de Honra houve a 2.ª semana consecutiva sem competição.
Na Elite, o Campo da Amoreira, em Lavre, foi palco para o derby do concelho de Montemor-o-Novo, com o Grupo Desportivo de Lavre a receber o Grupo União Sport (GUS).

O jogo iniciou dividido e disputado, sem grandes oportunidades, até que aos 16 minutos, após uma má receção do guarda-redes do Lavre, André Banha, este toca em Káio César, apontando o árbitro João Barnabé sem excitações para a marca da grande penalidade, expulsando o guardião Lavrense. Fábio Neves, chamado a marcar, não vacilou e, perante Samina, apontou ao minuto 17 o golo inaugural da partida. Pouco depois, a formação da casa queixa-se da não marcação de uma grande penalidade, sendo expulso do banco do Lavre, o Treinador Adjunto João Serrano (pai). Com o União em superioridade numérica, o jogo ficou praticamente de sentido único, com domínio dos alvinegros. Ainda antes do intervalo, aos 43 minutos, e após jogada individual de Rúben Varela, que comemorou o seu aniversário esta semana, o jogador do União passa por 2 jogadores do Lavre e faz o 0-2.

No arranque da 2.ª parte, no Lavre, Bruno Carreira rende Serrudo, enquanto que no União não houve mexidas no 11 que iniciou a partida. Aos 55 minutos, Miguel Barrenho é expulso, num lance que deixa dúvidas, com o jogador do União a ver vermelho direto, supostamente por bocas. Com ambos os conjuntos reduzidos a 10 elementos, o Lavre arriscou, esgotando as substituições, e fez entrar João Vagarinho, saindo Rúben. Aos 70 minutos, Fábio Neves aborda mal um lance e faz falta no limite da grande área, vendo amarelo. Na marcação do livre, o central Rui Godinho marca um grande golo, reabrindo o jogo. Nesse momento, Cipriano Madeira não esperou mais e permitiu a estreia de Chiola (ainda júnior de 1.º ano), saindo Káio. O União facilitou e o Lavre, aos 79 minutos, marca novamente, com Rui Godinho a corresponder bem a um cruzamento e, nas alturas, empata a partida. Pouco depois o União ficaria reduzido a 9 jogadores, com Tiago Dimas a ver a segunda cartolina amarela e consequente expulsão. O Lavre também terminaria apenas com 9 elementos, com Vagarinho a sair lesionado. Os últimos minutos foram de um jogo partido e de nervos, mantendo-se o empate a duas bolas até ao final do encontro.

Em síntese, no derby houve de tudo, sendo um autêntico jogo de muitas e fortes emoções, onde Rui Godinho foi o herói da partida, bisando no desafio.

Resultados da 17.ª jornada na Divisão de Elite:
Lavre 2-2 U. Montemor, Canaviais 3-0 Escouralense, Juventude Évora 2-3 Monte Trigo, Redondense 1-0 Oriolenses, Arraiolense 2-3 Estrela Vendas Novas, Alcaçovense 1-1 Lusit. Évora, At. Reguengos 2-0 Perolivense.

Classificação Divisão de Elite: 1º Estrela Vendas Novas 39 p., 2º Lusit. Évora 36 p., 3º Redondense 36 p., 4º Canaviais 34 p., 5º Monte Trigo 31 p., 6º U. Montemor 29 p., 7º Juventude Évora 28 p., 8º At. Reguengos 28 p., 9º Alcaçovense 26 p., 10º Escouralense 13 p., 11º Perolivense 12 p., 12º Oriolenses 10 p., 13º Lavre 8 p., 14º Arraiolense 4 p.

Share on FacebookTweet about this on Twitter